sábado, 24 de março de 2012

A História é um profeta com o olhar voltado para trás...

"Pelo que foi, e contra o que foi anuncia o que será". Eduardo Galeano

O profeta é um homem que, como os demais, vive o presente, e viver o presente significa ter consciência da realidade vivida. E ter consciência da realidade significa conhecer o processo histórico que forjou as condições de vida do presente, ou melhor, é conhecer o passado, cujos traços ainda se podem perceber no presente, é conhecer as transformações por que passou e ainda passa a sociedade em que se vive.
E o que vem a ser um profeta?
Profeta é aquele que fala sobre o futuro: mostra, às vezes através de uma linguagem metafórica e geralmente apocalíptica, o que ainda está por contecer. Ora, por que o profeta é capaz de fazer isso? Seria ele um privilégiado, um gênio?
Não, ele é apenas um homem que , conhecendo o passado e, portanto, tendo consciência clara da realidade vivida no presente, pode perceber as tendências das transformações sofridas pela sociedade em que vive - pode, enfim, prever o futuro.
Agora, pense um pouco... Essa possibilidade de compreensão do contexto em que se vive tem sido privilégio de alguns poucos homens. Hoje, no século XXI, podemos perguntar: o que poderia contribuir para permitir essa percepção a muitos homens? Como fazer de todos os homens o profetas de seu tempo?
Se todos os homens de uma sociedade puderem ter consciência clara da realidade vivida por eles, e dessa foram perceberem as tendências das transdformações sociais, terão consciência também do seu poder de transformar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário