segunda-feira, 26 de março de 2012

Quem somos nós?

De que forma o "Homem se fez Homem"?
Mas, o que o fez Homem? Seu cérebro desenvolvido ou o fato de fazer o que precisava para sobreviver?

"(...) o Homem encontra sua humanidade ao realizar tarefas essenciais à vida humana e essencialmente humanas".

A frágil constituição física do Homem permite-lhe uma capacidade de adaptação a qualquer ambiente: ele pode adaptar-se a quaisquer ambiente: ele pode adaptar-se a quaisquer circunstâncias novas e às constantes mudanças.
Assim, o Homem para sobreviver tem a necessidade de fazer casas, roupas, ferramentas adequadas às circunstâncias específicas do ambiente em que vai viver.
Por isso, podemos dizer que "da fragilidade do Homem nasce sua própria força", pois as diversas técnicas que desenvolve ampliam as possibilidades de seu próprio corpo.

Observe: Esse agir sobre a Natureza exige do Homem um conheciemnto das diversas matérias-primas disponíveis. Isso, é claro, leva-o a pensar sobre os possíveis modos de agir, as várias maneiras de transformar a matéria-prima.

(...) Ou seja, é o próprio Homem quem percebe o que precisa: aquecer-se ou cozinhar um alimento.

(...) Por tudo isso, o Homem tem de desenvolver uma consciência de si mesmo e de tudo que o cerca. E ao se tornar consciente de sua existência individual percebe também sua existência social - pois ao trabalhar, ao agir sobre a Natureza, não o faz sozinho, mas age juntamente com outros homens, com os quais convive. Esse convívio, ou seja, as relações que se estabelecem entre os homens nesse trabalho, vai depender, assim, do modo como se organiza a produção dos bens necessários à sobrevivência do grupo. Esse convívio será também a única forma de transmissão do modo de agir do grupo, pois todo homem, ao nascer, passa por um processo de socialização que lhe permite aprender o modo de vida, do grupo, ou seja, a forma de produção, organização política e social, enquanto assimila costumes, atitudes, formas de pensar (...)
Então, o que podemos concluir de tudo isso é que o Homem é o único ser que faz cultura. Enquanto é a vida que se manifesta no animal, o Homem e quem manifesta vida.
Afinal, podemos agora compreender o que é Cultura - a maneira de manifestar vida de um grupo humano. É o conjunto das diversas "formas naturais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida através de vias simbólicas para a geração seguinte". (Ostrower,F., op. cit., pág. 13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário