segunda-feira, 19 de março de 2012

Aqui está quem também prefere morrer muitas vezes a se calar ou se omitir...

Consideramos que o ato de examinar a existência humana e sua participação na História sem cair no campo da curiosidade, do tendencioso, do enfadonho ou do exótico, ou seja, a coragem de examiná-la sob a luz da consciência espiritual, exige que seres humanos assumam os riscos de exporem suas idéias e sentimentos acerca do que se passa ao seu redor e do que está além do visível, do tangível. Assim ocorreu com todos os sábios desde tempos remotos. Muitos foram condenados à morte ou os manicônios. Um dos maiores respondeu aos seus algozes no tribunal que o condenou à morte:
"Absolvendo-me ou não, não farei outra coisa, nem que tenha de morrer muitas vezes. Dessa forma, parece que Deus me designou ao mundo com a tarefa de despertar, persuadir e repreender cada um de vocês, por toda a parte, durante todo o dia. É possível que vocês, irritados como aqueles que são despertados quando no melhor do sono, levianamente me condenam à morte, para dormirem o resto da vida. Talvez senhores, o dificil não seja fugir da morte. Bem mais dificil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte. Eu, preguiçoso e velho, fui apanhado pela mais lenta: a morte. Já os meus acusadores, válidos e leves, foram apanhados pela mais veloz: a maldade. Assim, eu me vejo condenados à morte por vocês; vocês, condenados de verdade, criminosos de improbidade e de injustiça. eu estou dentro da minha pena, vocês dentro da sua. Mas, já é hora de irmos: eu para a morte, e vocês para viverem. Mas quem vai para melhor sorte é segredo exceto para Deus".
GRANDE SÓCRATES!!!!

Aqui está quem também prefere morrer muitas vezes a se calar ou se omitir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário