segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mito

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Os homens desde sempre, sentem necessidade de explicar para si próprios sua origem e sua vida. A grande pergunta é: Da onde viemos, quem somos, para onde vamos?
A primeira forma de explicação que surge nas sociedades primitivas é o mito, sempre transmitido em forma de tradição oral.
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É preciso que reconheçamos no mito uma forma de pensamento primitivo, com sua lógica e coerência próprias, não sendo simples invenção ou engodo. O mito tem uma força muito grande no tipo primitivo de sociedade. Ele fornece uma explicação que para os povos que a aceitam é uma verdade.
O mito é sempre uma história com personagens sobrenaturais, os deuses. Nos mitos os homens são objetos passivos da ação dos deuses, que são respons´veis pela criação do mundo (cosmo), da natureza, pelo aparecimento dos homens e pelo seu destino.
Os mitos contam em geral a história de uma criação, do início de alguma coisa. É sempre uma história sagrada. Comumente se refere a um determinado espaço de tempo que é considerado um tempo sagrado; é um passado tão distante, tão remoto, que não o datam concretamente, não sabem quando ele se  deu. É um além da possibilidade de cálculos: referem-se a ele como "o princípio de todas as coisas", "os primordios". Os fatos mitológicos são apresentados um após os outros o que já mostra, portanto, uma seqüência temporal; mas o mito se refere a um pseudo-tempo e não a um tempo real, pois não é datadode acordo com nenhuma realidade concreta. Daí o mito mostra o eterno retorno, a repetição infinita: é um tempo circular, não linear.
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Existem inúmeros mitos da criação do mundo (mitos cosmogônicos) que são vistos como exemplo de toda situação criadora.
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No Egito, conta-se que, nos primeiros tempos, Osíris (deus da Terra, do sol poente, responsável pela fertilidade, e por isso também visto como o deus do Nilo) é assassinado por um outro deus, seu irmão Set (deus do vento do deserto, das trevas e do mal), e seu corpo, espalhado, por várias partes do país. Sua irmã-esposa Ísis (deusa da vegetação e das sementes), auxiliada por seu filho Hórus (deus-falcão e do sol levante), vais conseguir, através de palavras mágicas reunir todas as partes, e Osíris revive, indo morar entre os deuses. Muitos textos relatam diferentes formas de mito. Ele é visto como a luta entre a luz e as trevas, como a vida que vem do Nilo, que gera a fertilidade do Egito. Essa versão da morte e do renascimento de Osíris é a forma de os egipcíos explicarem a noção de imortalidade e sua eterna dependência da natureza. (Borges, Vavy Pacheco. Oque é história?)

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