domingo, 1 de abril de 2012

Que é História?

Desde que os gregos criaram a palavra História, o conteúdo atribuído ao termo tem variado segundo as visões de mundo dos historiadores. E você já sabe que a forma de os homens conceberem o mundo depende muito do modo de vida da própria sociedade que vivem e, principalmente, da posição ocupada dentro desta sociedade. Portanto, os fatores que possibilitam a produção ou retenção histórica estão condicionados pelo grau de consciência que os homens possuem de su contexto histórico - cultural e de sua posição na sociedade, no mundo...
Você, com isso, já pode imaginar que a definição do que é o ofício de historiador também tem sofrido modificações através do tempo: basicamente, podemos dizer que ele sempre teve por ofício a tarefa de reter os acontecimentos, isto é, de escrever, registrar as experiências vividas coletivamente. Porém a forma de registrar os acontecimentos evolui desde a simples descrição de fatos singulares sucedidos até a anáilise de um conjunto de fenômenos sociais que caracterizaram períodos longos de até vários séculos.
Ora, diante dessas colocações você pode estar se perguntando: Qual a importância de escrever, de registrar os acontecimentos?
O ato de escrever, de registrar a vida vivida significa uma conquista importante, extremamente importante. Por quê?
Quando você escreve, o ato mesmo de pegar no lápis e no papel exige uma certa atitude corporal e emntal, toda uma postura que favorece à reflexão. E se você escreve palavras que tem um significado real para você, que são verdadeiramente a expressão do que está vivendo biológica, intelectual e emocionalmente, você está organizando sua visão do mundo, organizando o seu pensamento, organizando a sua compreensão do mundo. E o mais importante, esse esforço significa um esforço no sentido de um encontro com outros pensamentos, pois, é uma procura da organização das idéias e da linguagem a ser utilizada para comunicá-las.
O homem vive e pensa, e escrevendo o que pensa sobre esse viver concretiza sua idéia - ou seja, a palavra escreta no papel é uma presença, é uma conquista de espaço no mundo, é, portanto, um documento.
Um documento que registra um momento, um tempo, um estágio de vivência, um estágio de pensamento, registra fatos que ocorrem em uma sociedade, em um determinado instante, em um determinado lugar. Ora, ninguém pode fugir à sua condição humana, ou melhor, à sua condição existencial em um tempo e espaço determinados. É esse ser e estar vivendo em uma sociedade que determina todas as nossas atitudes, inclusive, é claro, nossa maneira de escrever.

O termo HISTÓRIA

Os gregos foram os primeiros a utiliza-lo: histor, originalmente, significava aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos os aocntecimentos, e "História" ("his" + "oren") significva apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário