domingo, 10 de junho de 2012

A impressão que a gente tem é a de que o mundo foi sempre assim como o encontramos hoje.


A importância de se conhecer a História

Quando nós nascemos, já encontramos o mundo, por assim dizer, feito. Cidades construídas, países com os seus governantes, pessoas trabalhando para as outras, lojas, esse papel chamado dinheiro, uma língua pronta para ser aprendida e falada, escola, etc.

A impressão que a gente tem é a de que o mundo foi sempre assim como o encontramos hoje. Que sempre houve cidades e países, gente que manda e gente que obedece; que sempre existiram as fábricas e as máquinas, pouca gente rica e muita gente pobre; ou que as línguas, os números e as ciências já nasceram junto com os homens.

Se bem que, no fundo a gente até sabe que tudo que está aí tem história. Mas, se não procuramos saber como esse mundo veio se fazendo, acaba que nos acostumamos a aceitar tudo como se tudo tivesse sido sempre do jeito que está.

Ou senão, quem sabe, como se a sociedade tivesse sido obra de seres superiores e não de homens e mulheres, pessoas iguaiszinhas a nós.

Assim como é importante que cada um de nós conheça a história de sua vida, para se sentir com segurança de assumir suas próprias decisões e construir o seu caminho, assim também é importante conhecer a história da humanidade, para que possamos assumir a responsabilidade da construção da História em nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário