terça-feira, 19 de junho de 2012

Função do trabalho


Você é um indivíduo, com características muito suas; apesar do seu potencial de inteligência e sensibilidade, você só se desenvolverá como ser humano, como pessoa, a partir dos padrões culturais de seu grupo. Esses padrões você assimilará num lento processo a que chamamos socialização, isto é, você terá de aprender o modo de vida do seu grupo.

Quando você traça um quadro do homem atual, vimos o quanto ele está desestruturado, perdido em meio a tudo que criou. A insegurança, o tédio, o vazio são os sentimentos mais comuns de nossa época.

Mas temos muitos avanços...

Ora, afinal de contas, o Homem não domina hoje uma tecnologia altamente desenvolvida, capaz de resolver todos os seus problemas?

Procure perceber o perigo dessas generalizações: o Homem está indo à Lua.

Mas que homem? Todos os homens estão indo a Lua? Ou apenas determinados homens...

O mesmo se dá quando pensamos em problemas mais sérios, como, por exemplo, os da alimentação e da alfabetização.

Quando observamos em alguns países ou até mesmo alguns estados, percebemos que o mais grave se relaciona com as diferenças de nível de vida, condições de nutrição e saúde.

Isso, é o mesmo que dizer que existe abundância, riqueza para alguns, e fome, miséria e analfabetismo para a grande maioria.

Logo, os progressos técnicos e científicos não são usufruídos por todos os homens, mas apenas por alguns privilegiados.

Agora, pensemos no processo de trabalho desenvolvido em nossa civilização.

A maioria das pessoas recebe um salário para realizar tarefas de que, na maioria das vezes, não percebe o sentido. Como ter prazer em um trabalho onde apenas se aperta um botão para que uma enorme prensa de metal dê uma cor, a qual não foi ele quem escolheu, a um tecido que talvez nunca veja pronto, e, caso o veja, talvez não o reconheça, pois passou ainda por outras máquinas, modificando-se muito até ficar pronto?

(...)

Hoje, apenas alguns homens se sentem donos do mundo. E são esses homens que determinam o que e como deve ser construído, segundo seus interesses econômicos.

Como, então, fazer isso? Como trabalhar com prazer?

Será que quanto indivíduo nos olhou ou quanto classe?




Nenhum comentário:

Postar um comentário