quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sou um homem do Neolítico

Os homens da minha tribo caçam. As mulheres colhem frutos e fazem sementeiras. As mulheres são previdentes: em vez de comerem todos os grãos de cevada guardam alguns para semear. E também criam cabras e por isso tomamos leite todos os dias e quando a caça falta durante muito tempo, matamos cabritos e comemos. Diz a minha avó que a sua avó dizia que antes a nossa tribo passava fome. E porque já vai havendo comida para todos, já não é preciso que todos os homens saiam para a caça todos os dias. A maior parte do tempo, poruqe já estou ficando velho, fico fazendo machados e setas de pedra para os caçadores da nossa tribo. Outros preparam peles de cabra para vestirmos. O que todos produzem é de todos.

Comentário

É a revolução neolítica (pedra polida). Os homens deixam de estar inteiramente submetidos às forças cegas da natureza. Aprenderam já a controlar, pela agricultura e domesticação de animais, a produção de gêneros alimentícios. Passa a haver um ligeiro excedente de produção que facilita a divisão social do trabalho e a programação econômica, as quais, por sua vez, provocam novo aumento do excedente.

obs. Neolítico, período da Pré-história que vai de 10.000 A.C até 4.000 A.C. Também conhecido como da "Pedra Polida". Foi o período que o homem criou os instrumentos de trabalho e passou a desenvolver a agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário