quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sou um homem do Paleolítico

A minha tribo tenta caçar. As vezes consegue. Então fazemos uma festa e comemos. Empanturramos-nos para compensar a maior parte do tempo em passamos fome. Quando acabam as pedras lascadas e o porretes, fazemos outros. Ontem deixamos de matar um canguru porque as pedras e os porretes tinham acabado. Hoje começamos a lascar outras pedras e a fazer outros porretes. Depois vamos sair e caçar. Temos que caçar. Sempre temos que caçar. As mulheres recolhem alguns frutos e os homens caçam. Quando acabam os frutos e a caça, emigramos para outro território.

Comentário
Sociedade primitiva em que o produto era todo imediatamente consumido pela população esfomeada. Nunca havia excedentes de produção. Toda a atividade econômica resumia-se em conseguir alimentos. Se assim não fosse, a comunidade morreria de fome. Início de uma divisão de trabalho entre os sexos. Não há qualquer planejamento de atividade econômica. A carência, a falta permanente de gêneros levava a população a práticas cruéis, mas indispensáveis, como o infanticídio. Comunidade humana inteiramente ao sabor das forças naturais.

obs. Paleolítico, período da Pré-história do homem, também conhecida como da "Pedra Lascada", e que fi de 600.000 A.C. No final desse período se desenvolveu o Homo sapiens. O homem era nômade e vivia da coleta de alimentos, sem cultivá-los.

HISTÓRIA DE ECONOMIA - Fernando C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário