sábado, 12 de maio de 2012

Sou um servo da Gleba (ano 800)

Tenho as minhas terras mas, para poder tê-las, sou obrigado a trabalhar como diarista; a trabalhar três dias por semana nas terras do meu senhor. Para poder trabalhar melhor as minhas terras pedi ao mestre ferreiro que me fizesse duas enxadas novas e ele me disse que demorava um dia de trabalho para fazer as duas. Confirmei a encomenda. Para o ferro, dei-lhe 6 medidas de aveia. Na próxima semana tenho que ir trabalhar um dia nas terras do mestre ferreiro para compensá-lo do dia que vai perder com as duas enxadas. Estou vendo que um dia o mestre ferreiro, com tantos pedidos, deixará de cultivar pessoalmente as próprias terras.

Comentário
Assiste-se à troca rudimentar de produtos e serviços. Mas tanto o camponês, servo da gleba, como o ferreiro, como o senhor feudal, estão bem conscientes de que o valor de um produto mede-se pelo tempo de trabalho incorporado no produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário